AULAS
DE REFORÇO CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM
Para a
diretora da Escola Municipal Castro Alves, de Serra do Ramalho (BA), Wilene
Bispo Costa, o reforço escolar é importante pelo fato de estabelecer ações
pedagógicas que ajudam no processo de uma educação inclusiva e participativa.
Em sua opinião, o reforço consiste, sobretudo, em proporcionar oportunidades
para que os alunos possam desenvolver suas competências e aplicá-las
cotidianamente.
Wilene diz que a escola não
oferece aulas de reforço, atualmente. A atividade foi oferecida em 2011, quando
estudantes do sexto ao nono ano tiveram a oportunidade de assistir aulas de
português e matemática. Há sete anos no magistério, cinco dos quais na direção
da Escola Castro Alves, ela é formada em Ciências Físicas e Biológicas -
Biologia.
Diretora: Willene
Na opinião da professora Vilma
Pereira Cardoso, que leciona na escola Castro Alves, o reforço serve para
oferecer aos alunos um atendimento diferenciado que os ajude a melhorar a
aprendizagem. “Penso que as aulas de reforço contribuem na construção de uma
aprendizagem significativa e, as estratégias devem harmonizar-se em relação à
realidade dos alunos. Formada em letras, 14 anos de magistério, Vilma dá aulas
para alunos do ensino fundamental.
Profa. Vilma Cardoso |
Os alunos da Escola Municipal
Professor Romeu Menezes dos Santos, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
(RJ), têm aulas de reforço escolar de letramento e matemática. Agrupados por
faixa etária, os estudantes participam de oficinas nessas áreas, duas vezes por
semana, no período contrário ao horário das aulas regulares.
“Os monitores do projeto de
reforço escolar são professores da comunidade, que fazem um trabalho
voluntário. Eles recebem treinamento da secretaria municipal de Educação”,
explica a diretora da escola, Ana Cristina Firmino da Conceição. Com 20 anos de
magistério, ela tem graduação em biologia e pós-graduação em gestão escolar e
em coordenação pedagógica.
De acordo com Ana Cristina, os
conteúdos oferecidos no reforço – letramento e matemática – foram escolhidos
por serem os que apresentam mais dificuldades aos estudantes. Ela ressalta que
procuram conscientizar os responsáveis pelos alunos, sobre a necessidade de
participação nas oficinas. O reforço escolar é oferecido por meio do programa
Mais Educação, do Governo Federal. (Fátima Schenini)
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