SÍNTESE DA AULA DE CAMPO REALIZADA
NO POVOADO DE MARIÁPOLIS, MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO – INTRODUÇÃO À
ECOLOGIA.
1 . Introdução
O
presente trabalho é fruto de uma atividade, aqui denominada aula de campo,
realizada no dia 27 de setembro do ano de 2012, na localidade de Mariápolis,
município de Serra do Ramalho – Bahia, com a finalidade de observar, analisar e
registrar informações referentes aos fatores abióticos e bióticos, populações,
comunidade e ecossistemas ecológicos encontrados na área pesquisada, com a
finalidade de cumprimento de Atividade Complementar, Avaliação Parcial e
Aplicação, em conformidade com a ementa do componente curricular Introdução a
Ecologia do curso de Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas da
Universidade do Estado da Bahia- UNEB/PARFOR, sob a orientação do professor MsC. Jarbas Rodrigues dos Santos.
A
palavra Ecologia foi empregada pela primeira vez pelo biólogo alemão E. Haeckel
em 1866 em sua obra Generelle
Morphorlogie der Organismen. O termo Ecologia origina-se de duas palavras
gregas: Oikós, que quer dizer casa e logos que significa estudo. Ecologia significa
literalmente a Ciência do habitat. É a ciência que estuda as condições de
existência dos seres vivos e as suas interações, de qualquer natureza,
existentes entre seres vivos e seu meio.
A
ecologia é uma ciência multidisciplinar, que engloba desde a biologia e suas
ramificações até a matemática. Por isso, se torna quase impossível delinear a
fronteira entre a ecologia e as diversas ciências, pois, todas têm influencias
sobre ela. Uma situação semelhante ocorre dentro da própria ecologia, por
exemplo, na compreensão das interações entre o organismo e o meio ambiente ou
entre organismos, é inadmissível separar comportamento de dinâmica
populacional, comportamento de fisiologia, adaptação de evolução e genética e
ecologia animal de ecologia vegetal.
Percebe-se
que a ecologia ao longo da história se desenvolveu por duas vertentes: o estudo
das plantas e o estudo dos animais. Para uma compreensão mais segura,
traçaremos aqui o caminho inicial da ecologia sobre essas vertentes: primeiro a
ecologia vegetal aborda as relações das plantas entre si e com o meio ambiente.
A abordagem é altamente descritiva da compreensão vegetal e florística de uma
área e normalmente ignora a influencia dos animai sobre as plantas. A abordagem ecologia animal envolve o estudo
da dinâmica, distribuição e comportamento das populações e das inter-relações
de animais com o seu meio ambiente. Como os animais são dependentes das plantas
para sua alimentação e abrigo, a ecologia animal não pode ser totalmente
compreendida nas áreas aplicadas da ecologia. Neste trabalho os estudantes
perceberão que a ecologia vegetal e a animal podem ser vistas como o estudo das
inter-relações de um organismo individual com seu ambiente (autoecologia), ou
como o estudo de comunidades de organismos (sinecologia).
Ainda
na área de atuação da ecologia haverá destaques em relação aos ecossistemas
terrestres que são os mais influenciados por organismos e sujeitos a flutuações
ambientais muito mais do que ecossistemas aquáticos. Focaremos nossa atenção ao
primeiro, porém, ressaltando que os ecossistemas aquáticos são mais afetados
pelas condições da água e possuem resistência a variáveis ambientais como
temperatura. Por ser o ambiente físico tão importante no controle dos
ecossistemas aquáticos, dá-se mais atenção às características físicas do
ecossistema como as correntes e a composição química da água. Por convenção, a
ecologia aquática, denominada limnologia, limita-se à ecologia de cursos d’água,
que estuda a vida em águas correntes, e a ecologia dos lagos, que se detém sobre
a vida em água relativamente estáveis. Não é interessante no momento
aprofundarmos a apresentação acerca da ecologia em outras abordagens aquática,
pois, a nossa atenção será voltada para a ecologia terrestre, a animal e a
vegetal.
2 . Objetivos
Definir
ecologia;
Reconhecer
a importância da ecologia;
Compreender
a partir de observações: populações, comunidades e ecossistemas;
Diferenciar
Habitat de Nicho Ecológico.
3 . Cronograma
Atividade
em Grupo
15/09/2012 elaboração do roteiro - 02
h
27/09/2012 percurso (Serra do Ramalho – Mariápolis) - 30 min
27/09/2012 últimas orientações no local e visita SAAE - 30 min
27/09/2012 realização das atividades em campo - 03 h
28/09/2012 procedimentos finais de registro - 01
h
Total C.H em Grupo: 07
horas + 08 horas em individual - 15 horas
Total............................................................................................15 h
4 . Desenvolvimento/
Metodologia
Às
14:30 h do dia 27/09/2012, sob a orientação dos professores/alunos do curso de Licenciatura
em Ciências Físicas e Biológicas, Acurso Sena Costa, Irys Fabianna Teixeira
Dias Soriano, Maria Neves Sobrinho e Regina Maria Araujo, os alunos da 3.ª
série do Ensino Médio do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy (rede
estadual), saíram para a aula de campo em dois ônibus com destino ao povoado de
Mariápolis, aproximadamente 20 Km da sede do município, fazendo o seguinte
trajeto: saída – Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, Rua São Paulo , s/n,
passando pela Avenida Central Sul, sentido leste; virando à direita (sul) pelo
Eixo ímpar em direção ao referido povoado; após percorrido 8 Km, tomamos a
direção (leste) pela vicinal 9.4 –Pituba até chegar ao povoado de Mariápolis.
Iniciamos
as atividades de pesquisas com a visita na estação de tratamento da água,
administratada pelo SAAE, onde foram encontrados os primeiros fatores bióticos
(insetos), em seguida iniciamos a exploração da área delimitada para a
pesquisa, isto é o espaço físico do ecossistema (biótopo), de imediato os estudantes
do Ensino Médio, foram entusiasmados ao constatar uma população de plantas
parasitas, que caracterizava um grupo de organismos pertencentes a um mesmo
grupo taxonômico, portanto, se tratava de uma população ecológica; prosseguindo
percebeu-se outras populações (aves, mamíferos, insetos, vegetais) que
interagiam num mesmo lugar ou ambiente, os estudantes então, admitiram que tratava
de uma comunidade. A partir das constatações dos fatores abióticos e bióticos
tornou-se mais dinâmica a compreensão do termo ecossistema - conjunto formado
por uma comunidade e os componentes abióticos (água, solo, luz, etc), com os
quais esta se interage. Foi notário a interação entre as espécies e populações
presentes naquele ambiente, cujas interações resultantes das atividades de
obtenção de recursos, tais como: abrigo, condições favoráveis para reprodução,
habitat e outros. A ideia de ambiente ficou definida com precisão, a partir do
entendimento de que todo o entorno de cada ser vivo, formado por tudo aquilo
que o rodeia e o afeta.
As
ações de pesquisas foram bem dinâmicas, graças a mediação dos professores
Acurso Sena Costa, Iris Fabyanna Teixeira Soriano, Maria Neves Sobrinho e
Regina Maria Araujo, o que foi determinante para os estudantes do Ensino Médio
encontrarem com certa facilidades as seguintes informações:
1
. Populações: Algaroba (Prosopis juliflora),algodão de seda (Calotropis procera), mangueira (Mangifera indica),
Quixabeira (Sideroxylon
obtusifolium), umbuzeiro (Spondias tuberosa ), seriguela (Spondias
purpurea), bucha vegetal (Luffa
cylindrica), galinha (Gallus gallus domesticus),
bem-te-vi (Pitangus
sulphuratus), lagartixa (Rhacodactylus leachianus), cachorro (Canis lupus familiaris), porco (Sus
domesticus), formiga (Camponotus spp.), mosca (Musca domestica), besouro castanho (Tribolium casteneum).
2
. Comunidades: Numa visão mais ampla constatamos comunidade de vegetais;
mamíferos; insetos e aves. Visto que pode considerar comunidade um conjunto de
todas as populações, sejam elas de micro-organismos, animais ou vegetais
existentes em uma determinada área, mas, pode se utilizar o conceito de
comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por
exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.
2
.Nicho ecológico: observando a necessidade de sobrevivência, verificou-se que
não é tão complicado entender o que é um nicho ecológico. Os organismos
precisam obter energia e nutrientes, evitar ação predadora e competir com
outros da sua mesma espécie ou de espécies diferentes. Essa interação ou
atuação dos organismos com o seu meio físico e biológico, definida como Nicho
Ecológico, numa linguagem mais evidente, Nicho Ecológico se refere ao papel que
o organismo desempenha no seu meio.
4
. Habitat: entender o termo habitat em ecologia consiste a partir da explicação
mais simples possível, isto é, o lugar em que uma espécie é encontrada ou ainda
é o endereço de cada espécie na comunidade.
5
. Fatores Abióticos e Fatores Bióticos: é imprescindível o registro da
verificação principalmente dos aspectos físicos que somados aos químicos,
constituem os fatores abióticos, realizada pela equipe onde desencadeou a
discussão nas aulas teóricas subsequentes.
Os
estudantes envolvidos na execução das atividades foram orientados durante as
aulas do componente curricular do ensino médio – Biologia, pelo professor Acurso
Sena Costa. Assim, a atividade contemplou a programação da III unidade do Ensino
Médio do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, bem como Atividade
Complementar do curso de Licenciatura em Ciências Físicas e Biologia –
UNEB/PARFOR, componente curricular Introdução à Ecologia, sob a orientação do
professor MsC Jarbas Rodrigues.
5 . Considerações
Conclui-se
que após a realização da pesquisa os estudantes tiveram a oportunidade de
aprimorar os conhecimentos sobre as questões fundamentais da ecologia. É
fundamental destacar que o processo de realização da Aula de Campo ou Pesquisa
em Campo, constituiu uma vivencia criativa possibilitando uma interação
riquíssima com os demais componentes do grupo e com o meio, por meio de fontes
e recursos distintos, o que favoreceu para uma autonomia em relação à forma de
aquisição dos conhecimentos e ampliando uma visão mais critica dos fatos.
6 . Referências
SANTOS. Fernando Santiago dos, AGUILAR.
João Batista Vicentin, OLIVEIRA. Maria Martha Argel de. Biologia. Ser Protagonista.
3. SM. ed.3ª.2010.São Paulo;
TEMÁTICA BARSA – Rio de Janeiro: Planeta Barsa. 9 v:Il.2005;
TEMÁTICA BARSA – Rio de Janeiro: Planeta Barsa. 9 v:Il.2005;
AMABIS. José Mariano, MARTHO. Gilberto
Rodrigues.Biologia das populações. Vol.3.Moderna.2010.São Paulo.
Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy
Galinha - Gallus gallus domesticus
Juazeiro – Zizyphus Joazeiro
Rio São Francisco
Quixabeira - Sideroxylon obtusifolium
Estudantes
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