Extrato
de Atividades – Práticas Pedagógicas
por Acurso Sena Costa
Atividade
1
Identificar novos tópicos que
deveriam fazer parte do currículo de Ciências/Biologia.
Convém lembrar que os estudantes, ainda
apresentam dificuldades em relacionar os conteúdos trabalhados em Ciências e
consequentemente em Biologia, com as situações que envolvem o cotidiano.
Nota-se, portanto, que é necessário uma analise mais cautelosa não só nos
tópicos que compõem a programação de cada série/ciclo, quer no ensino
fundamental ou no ensino médio.
Desde
tempos a escola tem sofrido por fracassos na educação formal devido optar, por
exemplo, iniciar o processo de ensino e aprendizagem pela linguagem, o que
implica em constar nesta atividade a necessidade de se estabelecer uma relação
a ser estudada pela ação (pratica), observação, manipulação de material.
Segundo
PCN/Ciências Naturais, na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais
é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em
outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e
planetária. Revendo os conteúdos de Ciências Naturais do 5.° ao 9.° ano de
algumas escolas publicas de redes municipais percebi que a proposta contida nos livros didáticos é na realidade aceitável
do ponto de vista geral, porém, o que se
verifica de insatisfatório é a assimilação e aplicação desses conteúdos pelos
estudantes exigindo assim uma reordenação especificada em função das diversas
regiões e contextos sociais em cada unidade da federação e, os diferentes
públicos inseridos na dimensão nacional. Daí a necessidade de nos momentos de
planejamento propor e executar ajustes no currículo adequando-o à realidade
social dos estudantes, a partir daquilo que é essencial e do que se pode
considerar como complementar, extensivo ao ensino médio. Portanto, uma educação
mais dialógica efetivamente dará suporte para adequação dos tópicos previstos
nos currículos de ciências/biologia com ênfase naquilo que verdadeiramente é
importante para os estudantes. Não há de que contestar em relação aos conteúdos,
mas, de propostas metodológicas que darão sentido e significado aos saberes na
seguinte ordem:
Consciência conceitual – conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos tópicos;
Consciência conceitual – conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos tópicos;
Introdução
de “anormalidades” – oportunidades de opor (insatisfação) com as concepções
existentes;
Nova
teoria apresentada pelo professor – aprendizagens pela descoberta de novos
conceitos.
Atividade 2
Analisar a relação das disciplinas
(Ciências/Biologia) nas escolas brasileiras
.Segundo
PCN – Ciências Naturais, a relação das disciplinas ciências/biologia nas
escolas brasileira constitui-se basicamente pelo fato da supervalorização do
conhecimento cientifico face aos avanços tecnológicos da contemporaneidade.
As
ciências naturais surgem, pois, como um conhecimento que contribui
imprescindivelmente na compreensão não só dos aspectos específicos das
disciplinas ciências naturais e biologia, mas, alcançando dimensões que
assegurarão aos estudantes e professores a compreensão de mundo. No contexto
dessa relação entre disciplina e escola surge de maneira especifica pelas
ciências naturais e biológicas a compreensão de ser humano como integrante de
todo o universo quer natural ou não, capaz de interações para a harmonização
dos saberes intradisciplinar e interdisciplinar.
Atividade 3
Como formar os (novos) professores?
É
indiscutível que é condição necessária para o bom desempenho do professor que ele
tenha um salário digno. Mas isso não é suficiente para que ele seja um
profissional, um ser humano que tenha a tranquilidade de viver em paz. E viver
em paz consigo mesmo!
Assim,
novos professores e professores estão sob um perfil moderno que no mínimo
precisa de:
Formação
continuada;
Domínio
dos novos recursos tecnológicos;
“Desse modo, o uso
de recursos computacionais em educação, será tão prejudicial, quanto for o
desconhecimento do professor e da escola sobre estas novas tecnologias, e a
falta de um planejamento de ensino voltado para a construção do conhecimento”.
(BARROS, Cavalcante, 199, p. 282).
Ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem;
Participação nos segmentos sociais (ação pela iniciativa do professor)
Ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem;
Participação nos segmentos sociais (ação pela iniciativa do professor)
Referencias
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf
GATTI,
Bernadete Angelina. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos
de renovação. 2.ª Ed. Campinas. SP. 2000;
MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: As abordagens
do processo.EPU. São Paulo. 1986
MUITO LEGAL CARISSIMO COLEGA. FORTE ABRAÇO!
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