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5 de janeiro de 2013

Práticas Pedagógicas - No ensino de Ciências/Biologia


Extrato de Atividades – Práticas Pedagógicas
por Acurso Sena Costa
Atividade 1
Identificar novos tópicos que deveriam fazer parte do currículo de Ciências/Biologia.
 Convém lembrar que os estudantes, ainda apresentam dificuldades em relacionar os conteúdos trabalhados em Ciências e consequentemente em Biologia, com as situações que envolvem o cotidiano. Nota-se, portanto, que é necessário uma analise mais cautelosa não só nos tópicos que compõem a programação de cada série/ciclo, quer no ensino fundamental ou no ensino médio.
Desde tempos a escola tem sofrido por fracassos na educação formal devido optar, por exemplo, iniciar o processo de ensino e aprendizagem pela linguagem, o que implica em constar nesta atividade a necessidade de se estabelecer uma relação a ser estudada pela ação (pratica), observação, manipulação de material.
Segundo PCN/Ciências Naturais, na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Revendo os conteúdos de Ciências Naturais do 5.° ao 9.° ano de algumas escolas publicas de redes municipais percebi que a proposta contida  nos livros didáticos é na realidade aceitável do ponto de vista geral,  porém, o que se verifica de insatisfatório é a assimilação e aplicação desses conteúdos pelos estudantes exigindo assim uma reordenação especificada em função das diversas regiões e contextos sociais em cada unidade da federação e, os diferentes públicos inseridos na dimensão nacional. Daí a necessidade de nos momentos de planejamento propor e executar ajustes no currículo adequando-o à realidade social dos estudantes, a partir daquilo que é essencial e do que se pode considerar como complementar, extensivo ao ensino médio. Portanto, uma educação mais dialógica efetivamente dará suporte para adequação dos tópicos previstos nos currículos de ciências/biologia com ênfase naquilo que verdadeiramente é importante para os estudantes. Não há de que contestar em relação aos conteúdos, mas, de propostas metodológicas que darão sentido e significado aos saberes na seguinte ordem:
Consciência conceitual – conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos tópicos;
Introdução de “anormalidades” – oportunidades de opor (insatisfação) com as concepções existentes;
Nova teoria apresentada pelo professor – aprendizagens pela descoberta de novos conceitos.

Atividade 2
Analisar a relação das disciplinas (Ciências/Biologia) nas escolas brasileiras
.Segundo PCN – Ciências Naturais, a relação das disciplinas ciências/biologia nas escolas brasileira constitui-se basicamente pelo fato da supervalorização do conhecimento cientifico face aos avanços tecnológicos da contemporaneidade.
As ciências naturais surgem, pois, como um conhecimento que contribui imprescindivelmente na compreensão não só dos aspectos específicos das disciplinas ciências naturais e biologia, mas, alcançando dimensões que assegurarão aos estudantes e professores a compreensão de mundo. No contexto dessa relação entre disciplina e escola surge de maneira especifica pelas ciências naturais e biológicas a compreensão de ser humano como integrante de todo o universo quer natural ou não, capaz de interações para a harmonização dos saberes intradisciplinar e interdisciplinar.

Atividade 3
Como formar os (novos) professores?
É indiscutível que é condição necessária para o bom desempenho do professor que ele tenha um salário digno. Mas isso não é suficiente para que ele seja um profissional, um ser humano que tenha a tranquilidade de viver em paz. E viver em paz consigo mesmo!
Assim, novos professores e professores estão sob um perfil moderno que no mínimo precisa de:
Formação continuada;
Domínio dos novos recursos tecnológicos;
“Desse modo, o uso de recursos computacionais em educação, será tão prejudicial, quanto for o desconhecimento do professor e da escola sobre estas novas tecnologias, e a falta de um planejamento de ensino voltado para a construção do conhecimento”. (BARROS, Cavalcante, 199, p. 282).
Ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem;
Participação nos segmentos sociais (ação pela iniciativa do professor)
Referencias
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2.ª Ed. Campinas. SP. 2000;
MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: As abordagens do processo.EPU. São Paulo. 1986

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