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14 de janeiro de 2013

Aula de Campo (Introdução à Ecologia)


SÍNTESE DA AULA DE CAMPO REALIZADA NO POVOADO DE MARIÁPOLIS, MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO – INTRODUÇÃO À ECOLOGIA.

1 . Introdução
O presente trabalho é fruto de uma atividade, aqui denominada aula de campo, realizada no dia 27 de setembro do ano de 2012, na localidade de Mariápolis, município de Serra do Ramalho – Bahia, com a finalidade de observar, analisar e registrar informações referentes aos fatores abióticos e bióticos, populações, comunidade e ecossistemas ecológicos encontrados na área pesquisada, com a finalidade de cumprimento de Atividade Complementar, Avaliação Parcial e Aplicação, em conformidade com a ementa do componente curricular Introdução a Ecologia do curso de Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/PARFOR, sob a orientação do professor MsC. Jarbas Rodrigues dos Santos.
A palavra Ecologia foi empregada pela primeira vez pelo biólogo alemão E. Haeckel em 1866 em sua obra Generelle Morphorlogie der Organismen. O termo Ecologia origina-se de duas palavras gregas: Oikós, que quer dizer casa e logos que significa estudo. Ecologia significa literalmente a Ciência do habitat. É a ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as suas interações, de qualquer natureza, existentes entre seres vivos e seu meio.
A ecologia é uma ciência multidisciplinar, que engloba desde a biologia e suas ramificações até a matemática. Por isso, se torna quase impossível delinear a fronteira entre a ecologia e as diversas ciências, pois, todas têm influencias sobre ela. Uma situação semelhante ocorre dentro da própria ecologia, por exemplo, na compreensão das interações entre o organismo e o meio ambiente ou entre organismos, é inadmissível separar comportamento de dinâmica populacional, comportamento de fisiologia, adaptação de evolução e genética e ecologia animal de ecologia vegetal.
Percebe-se que a ecologia ao longo da história se desenvolveu por duas vertentes: o estudo das plantas e o estudo dos animais. Para uma compreensão mais segura, traçaremos aqui o caminho inicial da ecologia sobre essas vertentes: primeiro a ecologia vegetal aborda as relações das plantas entre si e com o meio ambiente. A abordagem é altamente descritiva da compreensão vegetal e florística de uma área e normalmente ignora a influencia dos animai sobre as plantas.  A abordagem ecologia animal envolve o estudo da dinâmica, distribuição e comportamento das populações e das inter-relações de animais com o seu meio ambiente. Como os animais são dependentes das plantas para sua alimentação e abrigo, a ecologia animal não pode ser totalmente compreendida nas áreas aplicadas da ecologia. Neste trabalho os estudantes perceberão que a ecologia vegetal e a animal podem ser vistas como o estudo das inter-relações de um organismo individual com seu ambiente (autoecologia), ou como o estudo de comunidades de organismos (sinecologia).
Ainda na área de atuação da ecologia haverá destaques em relação aos ecossistemas terrestres que são os mais influenciados por organismos e sujeitos a flutuações ambientais muito mais do que ecossistemas aquáticos. Focaremos nossa atenção ao primeiro, porém, ressaltando que os ecossistemas aquáticos são mais afetados pelas condições da água e possuem resistência a variáveis ambientais como temperatura. Por ser o ambiente físico tão importante no controle dos ecossistemas aquáticos, dá-se mais atenção às características físicas do ecossistema como as correntes e a composição química da água. Por convenção, a ecologia aquática, denominada limnologia, limita-se à ecologia de cursos d’água, que estuda a vida em águas correntes, e a ecologia dos lagos, que se detém sobre a vida em água relativamente estáveis. Não é interessante no momento aprofundarmos a apresentação acerca da ecologia em outras abordagens aquática, pois, a nossa atenção será voltada para a ecologia terrestre, a animal e a vegetal. 

2 . Objetivos
Definir ecologia;
Reconhecer a importância da ecologia;
Compreender a partir de observações: populações, comunidades e ecossistemas;
Diferenciar Habitat de Nicho Ecológico.
3 . Cronograma
Atividade em Grupo
15/09/2012 elaboração do roteiro - 02 h
27/09/2012 percurso (Serra do Ramalho – Mariápolis) - 30 min
27/09/2012 últimas orientações no local e visita SAAE - 30 min
27/09/2012 realização das atividades em campo - 03  h
28/09/2012 procedimentos finais de registro - 01 h               
Total C.H em Grupo: 07 horas + 08 horas em individual - 15 horas
Total............................................................................................15 h
4 . Desenvolvimento/ Metodologia
Às 14:30 h do dia 27/09/2012, sob a orientação dos professores/alunos do curso de Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas, Acurso Sena Costa, Irys Fabianna Teixeira Dias Soriano, Maria Neves Sobrinho e Regina Maria Araujo, os alunos da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy (rede estadual), saíram para a aula de campo em dois ônibus com destino ao povoado de Mariápolis, aproximadamente 20 Km da sede do município, fazendo o seguinte trajeto: saída – Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, Rua São Paulo , s/n, passando pela Avenida Central Sul, sentido leste; virando à direita (sul) pelo Eixo ímpar em direção ao referido povoado; após percorrido 8 Km, tomamos a direção (leste) pela vicinal 9.4 –Pituba até chegar ao povoado de  Mariápolis.
Iniciamos as atividades de pesquisas com a visita na estação de tratamento da água, administratada pelo SAAE, onde foram encontrados os primeiros fatores bióticos (insetos), em seguida iniciamos a exploração da área delimitada para a pesquisa, isto é o espaço físico do ecossistema (biótopo), de imediato os estudantes do Ensino Médio, foram entusiasmados ao constatar uma população de plantas parasitas, que caracterizava um grupo de organismos pertencentes a um mesmo grupo taxonômico, portanto, se tratava de uma população ecológica; prosseguindo percebeu-se outras populações (aves, mamíferos, insetos, vegetais) que interagiam num mesmo lugar ou ambiente, os estudantes então, admitiram que tratava de uma comunidade. A partir das constatações dos fatores abióticos e bióticos tornou-se mais dinâmica a compreensão do termo ecossistema - conjunto formado por uma comunidade e os componentes abióticos (água, solo, luz, etc), com os quais esta se interage. Foi notário a interação entre as espécies e populações presentes naquele ambiente, cujas interações resultantes das atividades de obtenção de recursos, tais como: abrigo, condições favoráveis para reprodução, habitat e outros. A ideia de ambiente ficou definida com precisão, a partir do entendimento de que todo o entorno de cada ser vivo, formado por tudo aquilo que o rodeia e o afeta.
As ações de pesquisas foram bem dinâmicas, graças a mediação dos professores Acurso Sena Costa, Iris Fabyanna Teixeira Soriano, Maria Neves Sobrinho e Regina Maria Araujo, o que foi determinante para os estudantes do Ensino Médio encontrarem com certa facilidades as seguintes informações:
1 . Populações: Algaroba (Prosopis juliflora),algodão de seda (Calotropis procera), mangueira (Mangifera indica), Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), umbuzeiro (Spondias tuberosa ), seriguela (Spondias purpurea), bucha vegetal (Luffa cylindrica), galinha (Gallus gallus domesticus), bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), lagartixa (Rhacodactylus leachianus), cachorro (Canis lupus familiaris), porco (Sus domesticus), formiga (Camponotus spp.), mosca (Musca domestica), besouro castanho (Tribolium casteneum).
2 . Comunidades: Numa visão mais ampla constatamos comunidade de vegetais; mamíferos; insetos e aves. Visto que pode considerar comunidade um conjunto de todas as populações, sejam elas de micro-organismos, animais ou vegetais existentes em uma determinada área, mas, pode se utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.
2 .Nicho ecológico: observando a necessidade de sobrevivência, verificou-se que não é tão complicado entender o que é um nicho ecológico. Os organismos precisam obter energia e nutrientes, evitar ação predadora e competir com outros da sua mesma espécie ou de espécies diferentes. Essa interação ou atuação dos organismos com o seu meio físico e biológico, definida como Nicho Ecológico, numa linguagem mais evidente, Nicho Ecológico se refere ao papel que o organismo desempenha no seu meio.
4 . Habitat: entender o termo habitat em ecologia consiste a partir da explicação mais simples possível, isto é, o lugar em que uma espécie é encontrada ou ainda é o endereço de cada espécie na comunidade.
5 . Fatores Abióticos e Fatores Bióticos: é imprescindível o registro da verificação principalmente dos aspectos físicos que somados aos químicos, constituem os fatores abióticos, realizada pela equipe onde desencadeou a discussão nas aulas teóricas subsequentes.
Os estudantes envolvidos na execução das atividades foram orientados durante as aulas do componente curricular do ensino médio – Biologia, pelo professor Acurso Sena Costa. Assim, a atividade contemplou a programação da III unidade do Ensino Médio do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, bem como Atividade Complementar do curso de Licenciatura em Ciências Físicas e Biologia – UNEB/PARFOR, componente curricular Introdução à Ecologia, sob a orientação do professor MsC Jarbas Rodrigues.
5 . Considerações
Conclui-se que após a realização da pesquisa os estudantes tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre as questões fundamentais da ecologia. É fundamental destacar que o processo de realização da Aula de Campo ou Pesquisa em Campo, constituiu uma vivencia criativa possibilitando uma interação riquíssima com os demais componentes do grupo e com o meio, por meio de fontes e recursos distintos, o que favoreceu para uma autonomia em relação à forma de aquisição dos conhecimentos e ampliando uma visão mais critica dos fatos.

6 . Referências

SANTOS. Fernando Santiago dos, AGUILAR. João Batista Vicentin, OLIVEIRA. Maria Martha Argel de. Biologia. Ser Protagonista. 3. SM. ed.3ª.2010.São Paulo;
TEMÁTICA BARSA – Rio de Janeiro: Planeta Barsa. 9 v:Il.2005;
AMABIS. José Mariano, MARTHO. Gilberto Rodrigues.Biologia das populações. Vol.3.Moderna.2010.São Paulo.


Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy
Galinha - Gallus gallus domesticus

Juazeiro – Zizyphus Joazeiro

Rio São Francisco

Quixabeira - Sideroxylon obtusifolium

Estudantes


Protetor solar


Em atividades


Thaís, Eu e Jéssica


Registraram tudo!!!!!!!!!!!!
Maria Regina, Iris Fabyanna e Maria Neves (Colegas)

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