Total de visualizações de página

2 de novembro de 2015

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR (1ano)

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

1. NÚCLEO: Noções Gerais
O núcleo celular é uma estrutura geralmente esférica ou ovoide, presente em todas as células eucarióticas; em seu interior estão os cromossomos que contém os genes.
Núcleo de uma célula










# Em relação à quantidade de núcleos, existem células:
a) mononucleadas - com apenas um núcleo.
Ex: amebas, linfócitos e espermatogônias (célula germinativa masculina).
núcleo da célula da ameba
b) binucleadas - com dois núcleos.
Ex: as hepáticas e as cartilaginosas.
Observação de uma célula hepática binucleada

c) multinucleadas - com muitos núcleos.
Ex: osteoclastos, células do tecido muscular estriado esquelético.
célula muscular estriada

d) anucleadas - sem núcleo.
Ex: o principal exemplo são as hemáceas dos mamíferos (células sanguineas que transportam o O2 podem ser chamadas de glóbulos vermelhos ou de eritrócitos).
glóbulos vermelhos
# Estruturas fundamentais do núcleo celular:
estruturas básicas do núcleo celular

a) carioteca ou envelope nuclear - estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, reponsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.

b) cromatina - na cromatina é armazenado todo o DNA, assim a célula tem maior controle dos genes. A cromatina também pode se expressar como proteínas e ter funções estruturais durante o ciclo celular.

c) nucléolo - é responsável pelo controle de todas as funções celulares.

d) nucleoplasma ou cariolinfa - também designado carioplasma, é o conteúdo fundamental do núcleo de uma célula. O nucleoplasma está rodeado pela membrana nuclear, a qual o separa do citoplasma.É uma substância ligeiramente acidófila que proporciona ao núcleo a sua consistência e é constituída principalmente por proteínas.

2. DIVISÃO CELULAR
Durante a divisão celular ocorrem profundas modificações na célula, incluindo o desaparecimento da carioteca logo no início do processo, o que possibilita a distribuição do material nuclear por todo o citoplasma.
2.1 Divisão celular, é o processo pelo qual uma célula se reproduz e origina células-filhas. Esse processo faz parte do que os biólogos chamam de ciclo celular, período que se inicia com o surgimento da célula, a partir da divisão de uma célula preexistente, e termina quando ela se divide em duas células-filhas.


representação esquemática do ciclo celular
2.2 Fases da Divisão Celular
2.2.1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário