Total de visualizações de página

22 de agosto de 2015

Relações entre os seres vivos

1. Interações Ecológicas
Os organismos de uma comunidade biológica mantêm relações entre si, tanto do nível da própria espécie como entre indivíduos de espécies diferentes. Essas interações são genericamente denominadas de Relações Ecológicas
Relação Ecológica Interespecífica (+) (inquilinismo)
As relações ecológicas costumam ser classificadas em diferentes tipos para uma melhor compreensão: a) relações harmônicas ou interações positivas (+); b) relações desarmônicas ou interações negativas (-). 
Veja no quadro abaixo os diversos tipos de associações:
Relações entre os seres vivos
2. Relações intraespecíficas
2.1. Sociedade (+): são grupos de organismos de mesma espécie em que os indivíduos manifestam algum grau de cooperação, de comunicação e de divisão de trabalho, conservando relativa independência e mobilidade. Estas últimas características distinguem sociedade de colônia, na qual os indivíduos são fisicamente unidos. 
Diversas espécies, inclusive a nossa, vivem em sociedade. Exemplos de sociedade altamente organizadas entre os insetos são encontrados nas ordens Hymenoptera (abelhas, formigas e vespas) e Isoptera (cupins).
vespa
sociedade de cupins
2.2. Colônias (+): são grupos de organismos de mesma espécie que interagem de forma mutuamente ventosa, com divisão de trabalho entre seus componentes, cuo grau varia de acordo com a espécie. As de colônias podem ser de dois tipos: 
a) homotípicas,homeomorfas ou isomorfas - não há diferenças morfológicas entre seus membros, nem divisão de trabalho.
Coral, um exemplo de colônia Isomorfa



b) heterotípicas, heteromorfas ou polimorfas - há diferenciação e divisão de trabalho entre os indivíduos.
Obelia, exemplo de colônia polimorfa
2.3. Canibalismo (-): ocorre quando um indivíduo mata e come outro indivíduo de sua mesma espécie. Exemplo: viúva-negra fêmea, após o ato reprodutivo, arranco e devora a cabeça do macho; fêmeas de louva-a-deus de maneira semelhante devoram seus machos.
viúva-negra fêmea devora o macho, após cópula (canibalismo)
2.4. Competição intraespecífica (-): refere-se a disputa entre indivíduos de mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente. Dependendo da espécie, pode ocorrer competição por água, alimento, minerais, luz, locais para construir os ninhos, parceiros para reprodução, etc. Além da luta física por alimento ou por parceiros de reprodução, a competição pode se manifestar de outras maneiras. Por exemplo, se um animal é muito eficiente na obtenção de alimento, ele tende a levar vantagem competitiva sobre outros menos eficiente, principalmente se o alimento for escasso.     
  
Competição intraespecífica

3. Relações interespecíficas ou simbioses
O termo "simbiose", que etimologicamente significa "vidas unidas", ou "viver juntos", é utilizado para todos os tipos de relações interespecíficas, ou seja, toda interação, positiva ou negativa, entre indivíduos de espécies diferentes cujas populações fazem parte de uma mesma comunidade. 

3.1. Mutualismo e protocooperação (+) é o tipo de relação ecológica interespecífica em que ambas as espécies que interagem obtêm benefícios. Muitos biólogos costumam distinguir dois tipos de mutalismos: facultativo e obrigatório.
a) mutualismo facultativo: também conhecido como protocooperação, nesse tipo de associação não ocorre a dependência, embora ambas as espécies sejam beneficiadas. Um bom exemplo e a relação existente entre algumas espécies de aves e o gado para se alimentar. Ambos são beneficiados, porém, podem viver sem a relação.

protocooperação, entre a ave e o bovino

b) mutualismo obrigatório: também chamado de simbiose, é um tipo de relação permanente e indispensável à sobrevivência dos indivíduos associados. Um bom exemplo é a interação de certas espécies de cupim e microrganismos (bactérias e protozoários) que habitam seu intestino. Os cupins são capazes de digerir a celulose da madeira que ingerem, o que é feito pelos microrganismos que vivem em seu tubo digestório. Esses dependem igualmente da associação, pois sobrevivem no corpo dos cupins.



cupim e protozoário (Trichonympha), uma relação de mutualismo obrigatório




Os líquens também é um exemplo de mutualismo obrigatório. Os líquens são organismos formados pela associação de certas espécies de algas ou cianobactérias e certos fungos. A alga (ou a cianobactéria) produz pela fotossíntese  matéria organica, utilizada também pelo fungo; este, por sua vez, é capaz de absorver água e nutrientes, que as algas aproveitam. As algas e os fungos que constituem os líquens que sobrevivem em locais onde nenhuma das duas espécies poderia sobreviver isoladamente.
















Os líquens são associações mutualísticas obrigatórias entre fungos e algas













Outro exemplo importante de mutualismo é a associação entre determinados fungos e as raízes das plantas, que formam as chamadas micorrizas (do grego, mycos = fungo, e rhizos = raiz), esse tipo de relação é importante para a sobrevivência da maioria das espécies de plantas, em que os fungos facilitam a absorção de minerais do solo pelas raízes.Entretanto, os fungos vivem dentro das células das raízes e se nutrem de subtsâncias fabricadas pelas plantas. 



3.2. Comensalismo e Inquilinismo (+): é o tipo de relação em que uma das espécies é beneficiada enquanto a outra não tem nem prejuizos nem benefícios. O principal buscado pelo comensal é o alimento. Um exemplo clássico de comensalismo é a associação entre a rêmora (ou peixe - piloto) e o tubarão. A rêmora possui uma estrutura dorsal aderente come parável a uma ventosa, o apreensório com o qual se prende aocorpo do tubarão. O tubarão fornece transporte gratuito para a rêmora  e parece não se importar com a presença desta. As rêmoras se alimentam com dos restos das presas caçadas pelos tubarões, obtendo vantagens com a associação.



comensalismo entre a hiena e o leão

Inquilinismo (+) - é a relação em que uma espécie "inquilina" vive sobre ou no interior de uma espécie hospedeira, sem prejudicá-la. O recurso principal buscado pelo inquilino, como o nome sugere, é o abrigo e moradia. 


Plantas como orquídeas, bromélias e muitas samambaias, que habitam o interior das matas vivem sobre outras plantas maiores, que lhes servem de suporte. Nesses casos, as espécies inquilinas são denominadas epífitas  (do grego epi, sobre, e phytos, planta). A vantagem das epífitas em crescer sobre plantas de grande porte é obter maior suprimento de luz para a fotossíntese, principalmente no ambiente pouco iluminado do interior das florestas.




3.3 Predatismo ou predação (-): é a relação em que uma espécie animal, predodora, mata e come indivíduos de outra espécie animal, que constituem suas presas. Do ponto de vista individual, as espécies predadoras  beneficiam-se, enquanto as presas são prejudicadas. Entre os predadores mais conhecidos destacam-se os mamíferos carnívoros, como a onça, a ariranha, o gato, a lontra, o lobo, a foca, o cachorro e outros.



3.4 Parasitismo (-): é uma relação interespecífica em que indivíduos de uma espécie instalam-se no corpo de indivíduos de outra espécie,do qual retiram alimentos, prejudicando o hospedeiro.

Os indivíduos que se instalam no outro são chamados de parasitas e os que os abrigam são os  hospedeiros.
Entre as plantas parasitas, o grande exemplo brasileiro é o cipó-chumbo (gênero Cuscuta), que pode ser observado sob forma de numerosos fios amarelados enrolados na planta hospedeira.

A erva - de - passarinho é outro exemplo de parasitismo, pois é considerada uma planta quase parasita (hemiparasita, hemi, quase;meio), por meio das raízes modificadas, absorve nutrientes da plantas hospedeira. Em muitos casos, além de causar o enfraquecimento da planta atacada, pode também levá-la à morte.


Os parasitas tanto podem localizar-se dentro quanto fora do corpo do hospedeiro, sendo, então, classificados em endoparasitas e ectoparasitas.
Exemplos de parasitas do ser humano: piolho do cabelo; vírus da gripe; vírus da aids; carrapatos; lombriga; bacilo da tuberculose e outros.

3.5. Competição interespecífica e antibiose (-):quando duas espécies diferentes que vivem na mesma área usam igual tipo de alimento ou disputam algum recurso, estabelece-se uma competição que pode eliminar uma delas da comunidade.



Antibiose (-):consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.

Exemplos de antibiose: 
a) Eucalipto - os eucaliptos produzem substâncias liberadas por suas raízes que não permitem o crescimento de outros vegetais ao seus redor com o objetivo de diminuir a competição por água. Por esse motivo ele é uma planta com muita facilidade de adaptação em diversas variações climáticas.

b) Maré Vermelha




Quando a temperatura, pressão e densidade estão favoráveis à proliferação de alguns microrganismos, eles dividem-se rapidamente e espalham-se pelo mar deixando a água com a cor avermelhada nestes indivíduos. Esses microrganismos são chamados de dinoflagelados.



REFERÊNCIAS


MENDONÇA. V. L. Biologia: ecologia, origem da vida, embriologia e histologia. vol.1. ed.2.AJS.São Paulo.2013.

AMABIS.J.M; MARTHO. G. R. Biologia das populações.vol.3.ed.3.Moderna.São Paulo 2010.
LINHARES. S; GEWANDSZNAJDER. F. Biologia Hoje: gnética, evolução, ecologia. vol.3. ed.1. ática.São Paulo.2011.
www.sobiologia.com.br/conteudos/ecologia/relaçõeseclogicas.php



Exercícios sobre relações ecológicas

I. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

1. (UEL_PR) Considere o seguinte relato: " O pássaro palito penetra na boca do crocodilo removendo os restos de alimento e parasitas encontrados entre seus dentes. Assim o pássaro obtém o seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas". Esse relato refere-se a:
a) (   ) protocooperação
b) (   ) comensalismo
c) (   ) inquilinismo
d) (   ) mutualismo
e) (   ) predatismo ou predação

Considere a descrição a seguir para para responder às questões 2 e 3.
Certas formigas vivem em roseiras, cortando suas folhas e levando-as para os formigueiros, nos fragmentos de folhas nascem os fungos de que as formigas se alimentam. Nas roseiras também vivem pulgões, que se alimentam da seiva elaborada das plantas. Outras formigas cuidam dos pulgões e os protegem;levam-nos para os fomigueiros e acariciam seus abdomes repletos de seiva, como es estivessem "ordenhando" os pulgões para que eles liberem gotas açucaradas, muito apreciadas pelas formigas. 

2. A relação ecológica que melhor se aplica à associação dos pulgões com as roseiras é:
a) (   ) comensalismo
b) (   ) competição interespecífica
c) (   ) protocooperação
d) (   ) parasitismo
e) (   ) inquilinismo

3. A relação ecológica que as formigas estabelecem com os pulgões pode ser descrita como:
a) (   ) comensalismo
b) (   ) competição interespecífica
c) (   ) protocooperação
d) (   ) parasitismo
e) (   ) Inquilinismo

4. (Carlos Chagas-SP) A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é considerada:
a) (   ) mutualismo
b) (   ) parasitismo
c) (   ) comensalismo
d) (   ) competição interespecífica
e) (   ) competição intraespecífica

5. Os ítens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos.
I. Associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo, o líquen.
II. Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colméia acima de sua própria.
III. Entre alguns insetos de mesmo espécie,os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios.
IV. A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formanda por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.
As relações escológicas que estão descritas nos ítens acima são classificadas, respectivamente como:
a) (   ) sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo
b) (   ) mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia
c) (   ) comenslismo, sociedade, predatismo e colônia
d) (   ) mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade 
e) (   ) protocooperação, colônia,predatismo e sociedade

6. A imagem abaixo, mostra líquens nos quais os fungos absorevem e metabolizam os nutrientes e as algas realizam a fotossíntese.

Nesta situação, as espécies constituintes da associação podem até perder a sua identidade. Essa descrição rata-se de:
a) (   ) mutualismo obrigatório
b) (   ) comensalismo
c) (   ) predatismo
d) (   ) protocooperação
e) (   ) parasitismo

7. (Unesp-SP) Um gavião que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denomindas, respectivamente:
a) (   ) inquilinismo, competição e predtismo
b) (   ) predatismo, competição e parasitismo
c) (   ) parasitismo, competição e predatismo
d) (   ) parasitismo, inquilinismo e predatismo
e) (   ) parasitismo, predatismo e competição

8. (ENEM-2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus,  fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ele. 
BERTOLDI, O.G.; VASCONCELOS, J.R. Ciências & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo. Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:
a) (   ) comensalismo
b) (   ) predatismo
c) (   ) cooperação
d) (   ) inquilinismo
e) (   ) mutualismo

9. Verifique as relações ecológicas citadas a seguir e marque a alternativa que indica corretamente um exemplo de relação intraespecífica.
a) (   ) predação de um inseto por um louva-a-deus.
b) (   ) colônias de corais
c) (   ) relação entre o caranguejo-paguro e as anêmonas-do-mar.
d) (   ) piolhos e os seres humanos.
e) (   ) a simbiose dos líquens.

10. Constatamos no mundo animal espécies em que os machos brigam entre si para conseguir reproduzir-se com uma fêmea. Também é comum na época reprodutivas que os machos delimitem seu teritório, avisando para os outros que aquela área tem dono.
Esse fenômeno é um exemplo de:
a) (   ) comensalismo
b) (   ) mutualismo
c) (   ) sociedade
d) (   ) colônia
e) (   ) competição

II. Responda:
11. Qual é o tipo de relação ecológica entre planta e fungo na micorriza?
Resposta: ___________________________________________________________


12. Qual é o tipo de relação ecológica entre a lombriga e um ser humano?
Resposta: ___________________________________________________________

13. Nome da relação intraespecífica entre os seres vivos, onde indivíduos da mesma espécie, convivendo em uma população, relacionam-se de forma harmoniosa, ocorrendo divisão de trabalho?
Resposta: ___________________________________________________________

14. Como são chamadas as relações dos seres vivos que ocorrem entre indivíduos da mesma população e, portanto, da mesma espécie?
Resposta: ___________________________________________________________

15. Qual é o nome do organismo formado pela associação entre algas microscópicas e fungos?
Resposta: ___________________________________________________________


2 comentários:

  1. Parabéns. Pode avaliar até mesmo pelas participações online (comentários, sugestões, dicas, etc)

    ResponderExcluir
  2. Oi colega, estou com esse conteúdo no 4º ano, porém mais resumido. Forte abraço! Bom te encontrar na net...

    ResponderExcluir