I. CONTROLE HORMONAL
1. Hormônios - são secreções lançadas na corrente sanguínea que controlam atividades específicas em células, órgãos ou sistemas. São produzidas por especiais, chamadas glândulas endócrinas.
1.1 Quanto à natureza química os hormônios os hormônios podem ser:
* Proteínas - os da hipófise, das paratireoides e do pâncreas.
* Derivados fenólicos - os da medula supra-renal e da tireoide.
* Esteróide - da córtex da supra - renal e das gônadas.
1.2 Quanto à podem ser:
* Nervosas e mentais - influenciam na formação do caráter e da personalidade.
* Sexuais e reprodutivas - controlam o desenvolvimento das características sexuais morfo, fisio e psicologicamente.
* Metabólicas - regulam a velocidade de reações químicas celulares.
* Morfogenéticas - controlam o crescimento e desenvolvimento de certos órgãos do indivíduo como um todo.
1.3 REGULAÇÃO HORMONAL POR FEEDBACK
A regulação endócrina se dá pelo mecanismo de Feedback (feed = limentar; back = de volta) ou Retroalimentação, no qual o nível de hormônio no sangue determina a estimulação ou inibição da atividade secretora de uma glândula.
II. CICLO MENSTRUAL
A duração média do período em que há ou não há infertilidade na mulher é de 28 dias, e é dividido em três fases determinadas por alterações hormonais que se repetem mensalmente. É possível que o ciclo menstrual regular varie entre 23 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.
O Sistema Genital Feminino localiza-se na cavidade pélvica, sendo formado por um par de ovários, duas tubas uterinas, útero, vagina e vulva. Veja a localização dessas estruturas na figura abaixo:
Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação destes pelos espermatozoides,oferecem condições para o desenvolvimento até o nascimento do novo ser.
* ovários - é um par comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1,5 cm de espessura.
Na puberdade os ovários começam a secretar hormônios sexuais, estrogênio e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno. Esses hormônios transformam a "menina" em "mulher".
* tubas uterinas - é um tubo par que se implanta de cada lado no respectivo ângulo latéreo superior do útero, e se projeta lateralmente, representando os ramos horizontais dos tubos.
A tuba uterina divide-se em quatro regiões, que no sentido médio lateral são: parte uterina (intramural), istmo, ampola e infundíbulo.
* útero - é um órgão oco,ímpar e mediano, em forma de uma pêra invertida, achatada, que emerge do centro do períneo, para o interior da cavidade pélvica. O útero está situado entre a bexiga urinária, que está para a frente e o reto, que está para trás.
* vagina - é um tubular fibromuscular, que superiormente insere-se no contorno da parte média da cérvix do útero e para baixo atravessa o diafragma urogenital para se abrir no pudendo feminino, cujo orifício chama-se óstio da vagina. É o órgão copulador da mulher.
* órgãos externos do sistema genital feminino - os órgãos genitais externos são ladeado pelos grandes lábios, que são bastante volumosos, carnudos e comparáveis ao escroto nos homens. Os grandes lábios contém glândulas sudoríparas e sebáceas (que segregam óleo). Depois da puberdade cobrem-se de pêlos. Os pequenos lábios podem ser muito pequenos ou ter até 6 cm de largura. Estão localizados nos grandes lábios e rodeiam os orifícios da vagina e da uretra.O orifício da vagina denomina-se intróito e a zona com forma de meia lua que se encontra por trás desse orifício é conhecida como forquilha vulvar. Através de canais minúsculos que estão situados junto ao intróito, as glândulas de Bartholin quando são estimuladassegregam um fluxo (muco) que lubrifica a vagina durante o coito. A uretra, que transporta a urina da bexiga até ao exterior, tem o seu orifício de saída à frente da vagina.
* testículos - situado numa bolsa denominada "bolsa escrotal", a qual está localizada na região anterior do períneo, logo por trás do pênis.
Cada testículo tem a forma ovóide, com o grande eixo quase vertical, e ligeiramente achatado no sentido lateromedial, do que decorre apresentar duas faces, duas bordas e duas extremidades.
As faces são lateral e medial, as bordas anterior e posterior e as extremidades superior e inferior.
A borda posterior é ocupada de cima a baixo por uma formação cilíndrica,mais dilatada para cima, que é o epidídimo.
A metade superior da borda posterior do testículo representa propriamente o hilo do mesmo, recebendo a denominação especial de mediastino do testículo.
É através do mediastino que o testículo se comunica propriamente com o epidídimo.
O testículo é envolto por uma cápsula de natureza conjuntiva, que se chama túnica albugínea.
A túnica albugínea envia para o interior do testículo delgado septos conhecidos como séptulos dos testículos, os quais subdividem-nos em lóbulos.
Noslóbulos dos estículos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos, de calibre quase caplar, que são denominados túbulos seminíferos.
E nesses túbulos seminíferos que se formam os espermatozoides. Os túbulos seminíferos convergem para o mediastino dos testículos e vão se anastomassando, constituindo túbulos seminíferos retos, os quais se entrecruzam formando uma verdadeira rede (de Haller) ao nível do mediastino.
No mediastino, os túbulos seminíferos retos desembocam em dez a quinze dúctulos eferentes, que do testículo vãoà cabeça do epidídimo.
* epidídimo - consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 metros de comprimento, altamente contorcido,dobrado em espaços de 7 centímetros de comprimento, responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos.
* ductos deferentes - é a continuação da cauda do epidídimo que inicialmente é tortuoso e torna-se reto. Cordão duro e palpável na porção escrotal.
* ductos ejaculatórios - é formado pela junção do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal. Das vias condutoras do espermatozoides, é a porção de menor dimensão e de calibre mais reduzido. Em quase todo seu trajeto está situado na próstata e vai desembocar na parte prostática da uretra, unto de uma saliência denominada colículo seminal.
* vesícula seminal - são bolsas saciformes, situadas na parte póstero-inferior da bexiga. Cada vesícula seminal consiste de um tubo enuvelado que emite vários divertículos e termina superiormente em fundo cego.Inferiormente, sua extremidade torna-se estreita e reta para formar o ducto da vesícula seminal, que junta ao correspondente ducto deferente para constituir o ducto ejaculatório.
* próstata - é um órgão pélvico, ímpar situado, situado inferiormente à bexiga e atravessado em toda sua extensão pela uretra. Consiste, principalmente de musculatura lisa e tecido fibroso, mas contém também glândulas. A secreção destas junta se à secreção das vesículas seminais para constituir o volume do líquido seminal.A secreção das glândulas prostáticas élançada diretamente na porção prostática da uretra através de inúmeros dúctulos prostáticos (não visíveis macroscopicamente) e confere odor característico ao sêmen.
* glândulas bulbouretrais - são duas formações arredondadas, pequenas, situadas nas proximidades da parte membranosa da uretra. Seus ductos desembocam na uretra esponjosas, e sua secreção é mucosa.
* pênis - órgão masculino da cópula, o pênis é normalmente flácido, mas quando seus tecidos lactunares se enchem de sangue, apresenta-se túrgido, com sensível aumento de volume e torna-se rígido, ao que se dá o nome de ereção. Basicamente o pênis é formado por três cilindros de tecido erétil os corpos cavernosos e o corpo esponjoso envolvidos por fascias, túnicas fibrosas e extremidades posteriores (ramos do pênis) a ossos da bacia (ísquio e pubes). O corpo esponjoso apresenta duas dilatações, uma anterior (glande do pênis) e outra posterior (bulbo do pênis), sendo que esta se prende a estruturas do assoalho da pelve. O pênis apresenta uma raiz e um corpo. A raiz é sua porção fixa, compreendendo os ramos do pênis e o bulbo do pênis. O corpo do pênis, é a parte livre, pendente, e é recoberta pela pele.
* escroto - é uma bolsa situada atrás do pênis e abaixo da sínfise púbica. É dividida por um septo em dois compartimentos, cada um contendo um testículo.
REFERÊNCIAS
MENDONÇA, V. L. Biologia: O ser humano, genética e evolução. vol.3. ed.2. AJS. São Paulo. 2013.
MOORE, K. L; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. Guanabara. RJ. 2007. MENDONÇA, V. LAURENCE. Biologia: O ser humano, genética e evolução. vol.3. ed.1. Nova Geração. São Paulo. 2010.
JÚNIOR, C. S; SASSON, S; JÚNIOR, N.C. seres vivos: estrutura e função. vol.2. ed.10. Saraiva. São Paulo. 2010
Exercícios referentes controle hormonal e ciclo menstrual
1. Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de Ciclo Menstrual. Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Assinale a alternativa dos hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:
a) ( ) estrogênio e LH.
b) ( ) LH e GH
c) ( ) progesterona e H
d) ( ) estrogênio e progesterona
e) ( ) FSH e LH
2. Hormônio polipeptídico sintetizado pelo hipotálamo, que age sobre a hipófise, levando à liberação dos hormônios LH e FSH (hormônio luteinizante e folículo estimulante, respectivamente ), é:
a) ( ) hormônio do crescimento ou somatotropina
b) ( ) hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH)
c) ( ) prolactina
d) ( ) ocitocina
e) ( ) calcitonina
3. O sistema genital masculino é formado poo órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos (espermatozoides), são produzidos. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que indica o nome correto do local onde são produzidos os espermatozoides.
a) ( ) escroto
b) ( ) epidídimo
c) ( ) testículo
d) ( ) pênis
e) ( ) próstata
4. O sistema genital feminino é formado, além dos órgãos internos ao abdômen, por dois lábios maiores, dois lábios menores, clítoris e vestíbulo vaginal. Esses órgãos, situados externamente ao corpo da mulher, recebem o nome de:
a) ( ) sistema urinário feminino
b) ( ) hímen
c) ( ) vestíbulo feminino
d) ( ) vagina
e) ( ) pudendo feminino
5. O sistema genital feminino é formado por órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa que a presenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.
a) ( ) 1 e 3
b) ( ) 3 e 4
c) ( ) 1 e 4
d) ( ) 2 e 3
e) ( ) 1 e 2
6. Período menstrual que dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação:
a) ( ) fase lútea
b) ( ) fase ovulatória
c) ( ) menopausa
d) ( ) fase folicular
e) ( ) menarca
7. Secreções lançadas na corrente sanguínea que controlam atividades específicas em células, órgãos ou sistemas são:
a) ( ) açucares
b) ( ) água
c) ( ) hormônios
d) ( ) proteínas
e) ( ) ácidos nucleicos
8. No sistema genital masculino são encontradas três glândulas anexas, que são:
a) ( ) próstata, glândulas bulbouretrais ou de cowper e vesículas seminais.
b) ( ) glândulas bulbouretrais, próstata e vesículas seminais.
c) ( ) vesículas seminais, túbulos seminíferos e epidídimo.
d) ( ) próstata, vesículas seminais e uretra.
e) ( ) epidídimo, glândulas bulbouretrais ou de cowper e bexiga.
9. (UFRGS-RS) O epidídimo (fig.) tem a função de:
a) ( ) produzir hormônio sexual
b) ( ) armazenar espermatozoides
c) ( ) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais
d) ( ) produzir hormônios gonadotróficos
e) ( ) produzir espermatozoides
10. A tuba uterina divide-se em quatro regiões, que no sentido médio lateral são:
a) ( ) parte uterina, istmo, ampola e introito.
b) ( ) parte uterina, ampola introito e glândulas de Bartholin.
c) ( ) parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
d) ( ) parte uterina, istmo, ampola e glândulas de Bartholin.
e) ( ) parte uterina, istmo, ampola e vesícula seminal,
A regulação endócrina se dá pelo mecanismo de Feedback (feed = limentar; back = de volta) ou Retroalimentação, no qual o nível de hormônio no sangue determina a estimulação ou inibição da atividade secretora de uma glândula.
esquema da produção
de dois hormônios importantes pulo pâncreas na regulação da taxa de glicose
(açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon.
|
regulação hormonal do ciclo menstrual - GnH: hormônio liberador de gonadotrofina |
A duração média do período em que há ou não há infertilidade na mulher é de 28 dias, e é dividido em três fases determinadas por alterações hormonais que se repetem mensalmente. É possível que o ciclo menstrual regular varie entre 23 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.
FASES DO CICLO MENSTRUAL
a) fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias.
b) fase ovulatória: dura em média 8 dias, mas tem seu pico no 14 (décimo quarto) a partir do início da menstruação (ciclo de 28 dias).
c) fase lútea: dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.
Em síntese, menstruação é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que ocorre, por cerca de 5 a 7 dias, todos os meses. Ela marca os anos férteis de vida da mulher, que inicia na primeira menstruação - menarca - e dura até a menopausa, que é quando deixa de haver a menstruação.
descamação do endométrio |
HORMÔNIOS DO CICLO MENSTRUAL
a) GnRH - hormônio liberador de gonadotrofina: produzido pelo hipotálamo.
b) FSH - Hormônio Folículo Estimulante: produzido pela hipófise.
c) LH - Hormônio Luteinizante: produzido pela hipófise.
d) Estrogênio - produzido pelos ovários.
e) Progesterona - produzido pelos ovários.
Inicialmente o hipotálamo produz o hormônio GnRH, que atua sobre a hipófise, levando a produção do FSH, que chega até os ovários e estimula o amadurecimento de um óvulo por mês. O hormônio FSH também estimula os ovários a produzir estrogênio, que faz com que o tecido que reveste o útero internamente fique mais espesso, para abrigar um possível óvulo fecundado, dando início a gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele será eliminado juntamente com o tecido que reveste internamente o útero, em forma de menstruação.
Sistema Genital feminino
O Sistema Genital Feminino localiza-se na cavidade pélvica, sendo formado por um par de ovários, duas tubas uterinas, útero, vagina e vulva. Veja a localização dessas estruturas na figura abaixo:
SGF-Pelve |
órgãos do sistema genital feminino |
* ovários - é um par comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1,5 cm de espessura.
Na puberdade os ovários começam a secretar hormônios sexuais, estrogênio e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno. Esses hormônios transformam a "menina" em "mulher".
par de ovários |
A tuba uterina divide-se em quatro regiões, que no sentido médio lateral são: parte uterina (intramural), istmo, ampola e infundíbulo.
tuba uterina e suas partes: intramural, istmo, ampola e infundíbulo |
útero |
útero |
* vagina - é um tubular fibromuscular, que superiormente insere-se no contorno da parte média da cérvix do útero e para baixo atravessa o diafragma urogenital para se abrir no pudendo feminino, cujo orifício chama-se óstio da vagina. É o órgão copulador da mulher.
ilustração da vagina |
órgãos externos do sistema genital feminino |
Sistema Genital Masculino
O sistema genital masculino é formado por um par de testículos localizados dentro da bolsa escrotal, epidídimos, ductos deferentes, ductos ejaculatórios, um par de glândulas vesiculosas (vesículas seminais), próstata, um par de glândulas bulbouretrais, pênis e uretra, além de outras glândulas.
sistema genital masculino |
* testículos - situado numa bolsa denominada "bolsa escrotal", a qual está localizada na região anterior do períneo, logo por trás do pênis.
Cada testículo tem a forma ovóide, com o grande eixo quase vertical, e ligeiramente achatado no sentido lateromedial, do que decorre apresentar duas faces, duas bordas e duas extremidades.
As faces são lateral e medial, as bordas anterior e posterior e as extremidades superior e inferior.
A borda posterior é ocupada de cima a baixo por uma formação cilíndrica,mais dilatada para cima, que é o epidídimo.
A metade superior da borda posterior do testículo representa propriamente o hilo do mesmo, recebendo a denominação especial de mediastino do testículo.
É através do mediastino que o testículo se comunica propriamente com o epidídimo.
O testículo é envolto por uma cápsula de natureza conjuntiva, que se chama túnica albugínea.
A túnica albugínea envia para o interior do testículo delgado septos conhecidos como séptulos dos testículos, os quais subdividem-nos em lóbulos.
Noslóbulos dos estículos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos, de calibre quase caplar, que são denominados túbulos seminíferos.
E nesses túbulos seminíferos que se formam os espermatozoides. Os túbulos seminíferos convergem para o mediastino dos testículos e vão se anastomassando, constituindo túbulos seminíferos retos, os quais se entrecruzam formando uma verdadeira rede (de Haller) ao nível do mediastino.
No mediastino, os túbulos seminíferos retos desembocam em dez a quinze dúctulos eferentes, que do testículo vãoà cabeça do epidídimo.
testículos |
* epidídimo - consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 metros de comprimento, altamente contorcido,dobrado em espaços de 7 centímetros de comprimento, responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos.
epidídimo |
ductos deferentes |
ducto ejaculatório |
ducto ejaculatório |
* vesícula seminal - são bolsas saciformes, situadas na parte póstero-inferior da bexiga. Cada vesícula seminal consiste de um tubo enuvelado que emite vários divertículos e termina superiormente em fundo cego.Inferiormente, sua extremidade torna-se estreita e reta para formar o ducto da vesícula seminal, que junta ao correspondente ducto deferente para constituir o ducto ejaculatório.
vesícula seminal |
* próstata - é um órgão pélvico, ímpar situado, situado inferiormente à bexiga e atravessado em toda sua extensão pela uretra. Consiste, principalmente de musculatura lisa e tecido fibroso, mas contém também glândulas. A secreção destas junta se à secreção das vesículas seminais para constituir o volume do líquido seminal.A secreção das glândulas prostáticas élançada diretamente na porção prostática da uretra através de inúmeros dúctulos prostáticos (não visíveis macroscopicamente) e confere odor característico ao sêmen.
próstata |
próstata (toque retal) |
* glândulas bulbouretrais - são duas formações arredondadas, pequenas, situadas nas proximidades da parte membranosa da uretra. Seus ductos desembocam na uretra esponjosas, e sua secreção é mucosa.
glândulas bulbouretrais |
* pênis - órgão masculino da cópula, o pênis é normalmente flácido, mas quando seus tecidos lactunares se enchem de sangue, apresenta-se túrgido, com sensível aumento de volume e torna-se rígido, ao que se dá o nome de ereção. Basicamente o pênis é formado por três cilindros de tecido erétil os corpos cavernosos e o corpo esponjoso envolvidos por fascias, túnicas fibrosas e extremidades posteriores (ramos do pênis) a ossos da bacia (ísquio e pubes). O corpo esponjoso apresenta duas dilatações, uma anterior (glande do pênis) e outra posterior (bulbo do pênis), sendo que esta se prende a estruturas do assoalho da pelve. O pênis apresenta uma raiz e um corpo. A raiz é sua porção fixa, compreendendo os ramos do pênis e o bulbo do pênis. O corpo do pênis, é a parte livre, pendente, e é recoberta pela pele.
corte transversal do pênis |
* escroto - é uma bolsa situada atrás do pênis e abaixo da sínfise púbica. É dividida por um septo em dois compartimentos, cada um contendo um testículo.
escroto |
MENDONÇA, V. L. Biologia: O ser humano, genética e evolução. vol.3. ed.2. AJS. São Paulo. 2013.
MOORE, K. L; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. Guanabara. RJ. 2007. MENDONÇA, V. LAURENCE. Biologia: O ser humano, genética e evolução. vol.3. ed.1. Nova Geração. São Paulo. 2010.
JÚNIOR, C. S; SASSON, S; JÚNIOR, N.C. seres vivos: estrutura e função. vol.2. ed.10. Saraiva. São Paulo. 2010
Exercícios referentes controle hormonal e ciclo menstrual
1. Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de Ciclo Menstrual. Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Assinale a alternativa dos hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:
a) ( ) estrogênio e LH.
b) ( ) LH e GH
c) ( ) progesterona e H
d) ( ) estrogênio e progesterona
e) ( ) FSH e LH
2. Hormônio polipeptídico sintetizado pelo hipotálamo, que age sobre a hipófise, levando à liberação dos hormônios LH e FSH (hormônio luteinizante e folículo estimulante, respectivamente ), é:
a) ( ) hormônio do crescimento ou somatotropina
b) ( ) hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH)
c) ( ) prolactina
d) ( ) ocitocina
e) ( ) calcitonina
3. O sistema genital masculino é formado poo órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos (espermatozoides), são produzidos. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que indica o nome correto do local onde são produzidos os espermatozoides.
a) ( ) escroto
b) ( ) epidídimo
c) ( ) testículo
d) ( ) pênis
e) ( ) próstata
4. O sistema genital feminino é formado, além dos órgãos internos ao abdômen, por dois lábios maiores, dois lábios menores, clítoris e vestíbulo vaginal. Esses órgãos, situados externamente ao corpo da mulher, recebem o nome de:
a) ( ) sistema urinário feminino
b) ( ) hímen
c) ( ) vestíbulo feminino
d) ( ) vagina
e) ( ) pudendo feminino
5. O sistema genital feminino é formado por órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa que a presenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.
Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números |
b) ( ) 3 e 4
c) ( ) 1 e 4
d) ( ) 2 e 3
e) ( ) 1 e 2
6. Período menstrual que dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação:
a) ( ) fase lútea
b) ( ) fase ovulatória
c) ( ) menopausa
d) ( ) fase folicular
e) ( ) menarca
7. Secreções lançadas na corrente sanguínea que controlam atividades específicas em células, órgãos ou sistemas são:
a) ( ) açucares
b) ( ) água
c) ( ) hormônios
d) ( ) proteínas
e) ( ) ácidos nucleicos
8. No sistema genital masculino são encontradas três glândulas anexas, que são:
a) ( ) próstata, glândulas bulbouretrais ou de cowper e vesículas seminais.
b) ( ) glândulas bulbouretrais, próstata e vesículas seminais.
c) ( ) vesículas seminais, túbulos seminíferos e epidídimo.
d) ( ) próstata, vesículas seminais e uretra.
e) ( ) epidídimo, glândulas bulbouretrais ou de cowper e bexiga.
9. (UFRGS-RS) O epidídimo (fig.) tem a função de:
epidídimo |
a) ( ) produzir hormônio sexual
b) ( ) armazenar espermatozoides
c) ( ) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais
d) ( ) produzir hormônios gonadotróficos
e) ( ) produzir espermatozoides
10. A tuba uterina divide-se em quatro regiões, que no sentido médio lateral são:
a) ( ) parte uterina, istmo, ampola e introito.
b) ( ) parte uterina, ampola introito e glândulas de Bartholin.
c) ( ) parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
d) ( ) parte uterina, istmo, ampola e glândulas de Bartholin.
e) ( ) parte uterina, istmo, ampola e vesícula seminal,