O CRISTÃO E A TV
Ouço algumas coisas relacionadas ao assunto que me incomodam a ponto de registrar informações importantes sobre o uso da Tv pelos cristãos (os comumente chamados crentes). O apostolo Paulo registra na I carta aos Corintios capítulo seis versículo doze o seguinte: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma".
Quando o apostolo Paulo fala que todas as coisas nos são lista, implica em saber que temos o livre arbítrio e, o mais importante ele nos adverte a escolher bem as coisas, isto é, aquilo é bom para a nossa vida, em outras palavras "aquilo que nos edifica em todas as dimensões da vida".
Existes pessoas que dizem assim: "O crente não pode ter esse aparelho em casa". Mas há outros que fazem uso da televisão sem nenhuma restrição; sem nenhum temor a Deus (temor para o Cristão não significa julgamento de Deus, mas, sobretudo, reverencia a Deus. Hb. 12:28,29 - Pelo que tenho recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor"). Evidentemente, se a pessoa não quiser ter um aparelho de TV é um direito que lhe assiste, porém, se esta mesma pessoa o tenha é necessário que o use de maneira inteligente.Atualmente na educação secular, a preocupação é muito grande em capacitar profissionais para melhor utilizar os recursos proporcionados pelas tecnologias da informação e da comunicação, com ênfase na linguagem audiovisual, dentre esses recursos está a Tv; alunos e professores ainda não conseguem explorar o potencial contido nas programações da Tv (Tv escola e outras, com proposito explicito e implícito de educar). Do ponto de vista Cristão, endemonizar o uso da TV e outras mídias constitui-se uma "atitude de tolo". A Religião Cristã possui uma dimensão pedagógica por excelência, basta, conhecer o Mestre JESUS, Ele utilizou de todos os recursos possíveis em sua Ministério Terreal em suas atividades públicas, método e ensino.
O Cristão que utilizar a TV de forma sábia desenvolve atividades ligadas à sua vida espiritual como oração, e meditação na Palavra de Deus com a finalidade de se fortalecer espiritualmente para vencer as tentações que são constantes nas produções das televisões brasileira, a saber: sexo explicito, desvalorização da família, violência generalizadas, enfim, em sua maioria programas que prejudicam a vida espiritual e consequentemente a social. Compreender o que está registrado no Salmo 119. 37 é salutar para escolher bem as coisas convenientes (Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho).É necessário que o Cristão, estabeleça de fato uma verdadeira comunhão com Deus, de acordo o que diz nas Santas Escrituras (Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tg. 1.14-15.) Guardar os mandamentos de Deus, não é arbitrariedade, mas, reconhecimento que há um Deus que nos ama, nos consola.........ns ensina, nos encaminha para o bem.Portanto, obedecer a Deus é um mandamento bom. (Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Jo. 14.15) . Deus não o criou como um ser programado não! É necessário que tenha cuidado e seja consciente daquilo que pode ou não estragar a sua comunhão com Deus.
Afirmar que o Cristão é inimigo da Tv é uma horrenda falta de conhecimento e, consequentemente de sabedoria. No Brasil, algumas das emissoras: Rede Internacional de Televisão (RIT); Rede Gospel de Televisão; TV Novo Tempo; Tv Boas Novas; e outras.
Rede Gospel |
TV Boas Novas |
Rede Internacional de Televisão |
TV Novo Tempo |
Por fim, deixo para a nossa reflexão o seguinte: "Rogo-vos,pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Rm. 12.1-2. Assim, penso que jamais a Palavra de Deus desautorizou o uso da Tv; o que o SENHOR deseja e quer, que sejamos obedientes à Sua Palavra e consequentemente façamos uso de tudo àquilo que nos edifica. Que os jovens e adolescentes não fiquem hipnotizados em frente da televisão, esquecendo de estudar, de ir à escola, fazer as suas obrigações e fundamentalmente jamais esqueçam de apresentar a Deus como convém aos Santos.